Tempo

 Texto da professora Kenia de Souza Freitas Sgarbieiro (4º ano)

Tempo é um conceito complexo, difícil de ser compreendido dessa forma busquei desenvolver essa atividade, a construção de um relógio solar. Compreender uma das diversas formas que usamos para medir o tempo ajuda na construção do sentido do tempo e as questões que ele envolve e são relevantes para o ensino de História como passado, presente, futuro, simultaneidade, anterioridade e posterioridade.

Abordei o assunto previamente em sala de aula, montamos um relógio solar e finalizamos a atividade novamente em sala. É importante destacar que nessa idade por mais que os alunos ainda não consigam diferenciar Tempo Histórico de Tempo Cronológico eles desenvolvam noções de percepção a respeito do tempo. 



É importante que como entendam que o tempo é estabelecido pela sociedade e que suas concepções e formas de estruturação variam de acordo com a comunidade em que está sendo concebido. Quando propus a criação do relógio solar fiz com que as crianças o contextualizassem historicamente, referenciando as primeiras culturas que fizeram o uso dele e compreendendo as consequências que essa invenção trouxe para nossa sociedade, fazendo com que criássemos outros relógios a partir do solar.


As crianças se deleitaram. Fizeram o relógio, empenharam-se e no fim só que queriam ficar na área externa da escola para ver a passagem do tempo através do instrumento de contagem do tempo feito por eles mesmos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria