Aula Experimental no Laboratório de Ciências

Texto da professora Andréia Regina Sieni (3º anos).

O bicho pegou para os alunos dos 3º anos do Fundamental I da Escola Evangélica de Carambeí!!!!

A atividade desenvolvida no Laboratório de Ciências possibilitou aos alunos compreender, classificar e visualizar algumas espécies de animais vertebrados e invertebrados. Além disso, puderam reconhecer as diferenças entre espécies venenosas e peçonhentas, conhecer os mecanismos de inoculação de veneno das espécies apresentadas, inferir sobre os principais tipos de acidentes com esses animais e perceber a importância em se adotar atitudes preventivas favoráveis à manutenção da saúde.

Os alunos trocaram informações, contaram suas experiências com certas espécies, manusearam ossos de animais, apontaram características observadas entre os animais apresentados e visualizaram uma pulga através do microscópio óptico.

Num segundo momento demonstraram através de uma atividade prática o processo de metamorfose de uma borboleta. Para esta prática utilizaram materiais simples e recicláveis, onde puderam perceber as diferentes fases do processo de transformação da borboleta.

A aula proporcionou também a reflexão acerca de animais que sempre existiram e fazem parte do meio ambiente, tendo-se notícias, aliás, que muito antes da existência dos seres humanos, a Terra já era habitada por eles.

Compreenderam que devemos atentar para a importância dos animais em nossa vida e na preservação e conservação do meio ambiente, pois o meio ambiente sadio e equilibrado é formado por um todo, e não apenas por elementos vistos de forma separada.

Aulas experimentais são extremamente significativas no processo de aprendizagem, uma vez que a proposta pedagógica de nossa escola prima pelo desenvolvimento pleno e satisfatório de competências e habilidades.

Envolver os alunos num processo de promoção da ciência, permite a construção do conhecimento na perspectiva de protagonistas e não de mero espectadores.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria