Orientação. As pessoas precisam saber onde estão!

Texto da professora Cristina Aparecida do Carmo Bauchrowitz (5º ano).

Estamos sempre marcando os lugares, nossa casa, nossa escola, a direita, a esquerda, perto de ... longe de... ao lado de...

Os seres humanos sempre tiveram a necessidade de se orientar e se localizar. Baseavam-se em pontos de referência para não se perderem. Com o tempo ao observarem os astros e suas posições em relação ao nosso planeta descobriram meios mais precisos.

O 5º ano da Escola Evangélica de Carambeí está descobrindo como se orientar e chegar ao local certo sem o uso de tecnologias como o GPS. 

Ao observarem a posição do sol no pátio da nossa escola localizaram os pontos cardeais, elaboraram mapas de caça ao tesouro dentro da sala de aula e com os olhos vendados ouviam os comandos dos colegas quanto a direção a seguir (ao norte, ao leste, à sua esquerda..). Com essas atividades concluíram a importância de conhecer os pontos cardeais e a partir deles os pontos colaterais. Assim construímos uma rosa dos ventos com os próprios alunos para depois registrar no papel.

Na Escola Evangélica de Carambeí os alunos constroem o conhecimento a partir das atividades proposta pelos professores, pois cada vez mais o ato de ensinar assume um caráter participativo, em que a interação entre professores e alunos propicia condições para que todos desenvolvam seu potencial de aprendizagem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria