“Como surgiu o fogo?”

Texto da professora Rosélia Fidelis (2º vespertino).

A turma do 2º vespertino da Escola Evangélica de Carambeí, nesse 1º trimestre, aprofundou conhecimentos sobre a descoberta do fogo. O projeto “Como surgiu o fogo?” nasceu de uma curiosidade da aluna Heloísa de Paula Waceliko e contagiou a todos.

A professora Rosélia Fidelis aproveitou a oportunidade e por meio de histórias, vídeos textos e diversas atividades levou a turma a buscar e descobrir mais sobre esse assunto. Os alunos descobriram, por exemplo, que até 30.000 anos atrás a humanidade aproveitava apenas o fogo que surgia naturalmente, e que aproximadamente 10.000 anos atrás a humanidade aprendeu a fazer o fogo a partir de faíscas de pedras, mas mesmo sabendo como o produzir, a humanidade só o compreendeu em meados de 1800 DC.

Também descobriram que com o desenvolvimento da química, a energia liberada na queima é resultado da interação entre átomos. Para explicar melhor sobre o fogo a turma convidou o Químico Carlos Guilherme Murr que, através de experimentos com vela mostrou como o oxigênio existente no ar é necessário para que haja a queima e que sem ele o fogo se apaga. Continuou utilizando a vela e com uma colher mostrou como a substância da vela se transforma. Passando a colher na parte azul da chama da vela, próximo ao pavio, foi possível ver como a parafina se condensou na colher, assim como o vapor de água se condensa em um vidro mais frio, e passando a colher na parte superior da chama foi possível observar como a vela já havia se transformado em carvão.

Explorou também a influência do oxigênio na velocidade de queima, utilizando fibras de algodão comum (celulose) e fibras de algodão modificadas (nitrocelulose). Os alunos puderam assim, entender melhor como o oxigênio pode aumentar a velocidade de queima.

Cabe ressaltar ainda que, por meio desse projeto oportunizou-se reafirmar e refletir sobre os perigos de brincar ou manusear o fogo ou objetos quentes, bem como os cuidados necessários para proteção à integridade física. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria