Aula Campo de Ciências sobre Plantas
Texto da professora Andréia Regina Sieni.
Setembro
floriu para os alunos dos 3º anos da Escola Evangélica de Carambeí. Em uma
visita supervisionada a floricultura Veschoor, os alunos puderam reconhecer a
diversidade das plantas, analisar suas características, conhecer melhor
algumas espécies de flores, identificar as principais estruturas das flores e
explorar o mundo vegetal de forma mais dinâmica e contextualizada, além de
despertar para o olhar ecológico, possibilitando aos alunos a compreensão da
preservação do meio ambiente.
Perceberam
que as plantas são muito importantes, porque nos dão ar puro para respirar e
podem ser encontradas em diversos meios, como o solo no meio terrestre, outras
na água (doce ou salgada), o meio aquático e ainda as que se encontram presas
em galhos de outras plantas ou em cercas, no meios aéreos chamadas de plantas
epífitas.
À
medida em que foram observando a variedade de plantas, surgiram
questionamentos pertinentes ao tema, como por exemplo:
“As plantas
nascem de mudas ou de sementes?”
“Que
plantas atraem o agente polinizador beija-flor?”
“As
plantas carnívoras atraem qual agente polinizador?”
“Você
tem alguma planta epífita?”
“Qual
o nome científico da roseira?
Quais
são as plantas dessa estação?”
“Onde
se localiza a parte masculina da violeta?”
“O
que são plantas híbridas?”
“Que
plantas melhor se adaptam ao calor?”
Vale
ressaltar que as atividades experimentais são uma maneira de cultivar o
interesse pela Ciência. Contudo, por mais simples que seja uma experiência,
faz-se necessário fundamentá-la na metodologia cientifica, instigando a
curiosidade dos alunos e valorizando em especial os registros de suas
observações e conclusões acerca do conhecimento já existente, buscando uma aprendizagem
mais significativa e transformadora do meio no qual está inserido.
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