A evolução do brincar

Autora: professora Andréia Regina Sieni, terceiros anos

Brincar é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, constrói possibilidades, estabelece relações sociais, elabora autonomia de ação, organiza emoções.  

Os jogos, nos quais está implícito o perder e o ganhar, permitem que a criança possa começar a trabalhar a sua resistência à frustração.

Por intermédio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a.

A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma.

Os alunos dos 3º anos da Escola Evangélica de Carambeí puderam conhecer um pouco mais sobre o universo dos brinquedos e a magia do brincar em diferentes épocas. A proposta de trabalho permeou o resgate de brincadeiras antigas, uma vez que, a criança está inserida numa sociedade, que vem sofrendo transições, mais que retrata usos, costumes, moda, tecnologia através do brinquedo/brincadeira, de um período histórico.

No primeiro momento, os alunos foram desafiados a entrevistar um membro de sua família e assim descobrir qual era seu brinquedo e/ou brincadeira preferida. Na segunda etapa do trabalho, os alunos confeccionaram o brinquedo escolhido e o apresentaram para a turma. Utilizaram materiais reciclados e sucatas para a fabricação. O trabalho artesanal foi amplamente discutido, possibilitando aos alunos uma análise sobre a primeira indústria de brinquedos, a indústria doméstica, bem como sua importância e contribuição histórica.

Durante as aulas, os alunos vivenciaram uma diversidade de brinquedos e brincadeiras antigas. Confeccionaram o jogo das cinco marias, cata-ventos, pipas, jogos com bolinhas de gude, casinhas com miniaturas de móveis feitos com caixinhas de fósforos, pião entre outros.

A intencionalidade do estudo permitiu aos alunos um conhecimento mais amplo sobre a origem de vários brinquedos e brincadeiras que marcaram época entre as várias gerações.

Os alunos, engajados no trabalho proposto, contribuíram com a “Mostra Científica da Escola Evangélica de Carambeí” trazendo para a sala de aula vários brinquedos, os quais foram contextualizados e apresentados pelos alunos durante o evento cultural, apresentamos um rico acervo de brinquedos antigos e também os atuais. 

Esse trabalho possibilitou aos alunos um olhar mais significativo sobre o ‘Brincar”, bem como sua importância em todas as fases da vida. Os brinquedos e brincadeiras elaborados e vivenciados pelas crianças, representam o resgate ao longo de sua própria história e da humanidade como o todo.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Doce exploração!

Sacola alfabetaria