COMO EU VEJO A PRIMAVERA?
Autora: professora Jocieli Aparecida Silva, 2º ano
As crianças do segundo ano estão aprendendo um pouco mais sobre as estações do ano; conteúdo da disciplina de Ciências. Retomando as características de cada estação, puderam refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e os grandes problemas que muitas pessoas já estão enfrentando com as mudanças climáticas que estão acontecendo por conta do consumos exagerado e o desrespeito com a natureza. Perceberam a importância de cada estação para o equilíbrio do ecossistema e da responsabilidade que todos nós temos em manter a salvo os animais, plantas, insetos, que tanto contribuem para esse equilíbrio.
Após essa retomada e aproveitando a chegada da primavera, a professora desafiou os alunos a retratar por meio de fotos registradas pela câmera do celular, como eles percebem a primavera, colocando o seguinte tema: “Como eu vejo a primavera?”.
Só que para ser realizada essa tarefa as fotos deveriam ser unicamente da autoria de cada criança, poderiam até solicitar ajuda de outra pessoa, mas registrar a imagem era trabalho somente dos alunos.
Cada criança enviou sua foto em um grupo criado para essa finalidade. Em sala de aula puderam mostrar como viam a primavera, explicando porque escolheram determinados locais, plantas e até mesmo animais.
Ao serem estimulados a observar diferentes ambientes, os alunos puderam perceber as diferenças e semelhança de cada local, as espécies de plantas e insetos, a luminosidade dos ambientes, o clima daquele dia, e demais fatores que agregaram para o aprimoramento da atenção, percepção, interpretação, análise artística, entre outros. As fotos também foram utilizadas para comparar a primavera com as demais estações do ano, dando ainda mais significado ao estudo do tema.
Segue os registros de como nossa turma “vê” essa belíssima estação!
Comentários
Postar um comentário