Criança precisa ajudar?

Autora: professora Jocieli Aparecida Silva, 1º ano vespertino

A diversidade de temas abordados nas aulas do 1º ano proporciona um enriquecimento da aprendizagem global das crianças facilitando a construção da empatia, da solidariedade e da consciência crítica, favorecendo a mudança de atitude e hábitos para uma vida mais saudável e sustentável. E nessa turminha, todo assunto vira uma importante roda de conversa! Dessa vez o questionamento lançado pela professora foi o seguinte: Qual é o trabalho da criança? 

- PROFESSORA, criança trabalha? 
- Criança não trabalha. O trabalho da criança significa ajudar!
- Como assim?

- Ajudar em casa, na escola. Fazer tarefas que são importantes e que já podem ser realizadas pelas crianças, dentro da idade em que estão. Como por exemplo, lavar a louça, varrer a casa, dobrar roupas...
Será mesmo que criança precisa ajudar? Na turma houve alunos que disseram que o “trabalho de criança” era brincar ou estudar, outros que ajudavam os pais e familiares com pequenas tarefas. A professora explicou que brincar, estudar, passear, ter acesso a cultura e ao lazer, entre outros, são direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – LEI 8.069/1990), mas que nesse importante documento também tem os deveres das crianças e dos adolescentes como aponta o Art. 6º do ECA. 

Foram momentos riquíssimos de conversa sobre direitos e deveres. As crianças refletiram sobre a importância de ajudar, principalmente em casa, com atividades simples como: guardar os seus brinquedos, colocar e tirar a mesa,  lavar alguns utensílios, dobrar roupas, recolher a roupa do varal e muitas outras atividades que eles mesmos elencaram. Perceberam também que quando ajudam, sobra mais tempo para que a família fique junta, além de desenvolver habilidades motoras, demonstrar solidariedade e respeito com quem cuida da casa. 

Seguindo o assunto resolvemos treinar sobre essa “ajuda”. Em sala preparamos um circuito com atividades importantes e que conseguem fazer. Colocaram e tiraram roupas do varal, dobraram camisetas, arrumaram a mesa com pratos e talheres, e varreram a sala de aula. Ufa! Deu “trabalho”, mas como é bom ajudar!
Com essas atividades os alunos puderam perceber ainda mais que começar ou continuar cooperando em casa, na escola ou em qualquer lugar, facilita a vida de todos! Seguem as fotos desse dia especial.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Doce exploração!

Sacola alfabetaria