Mostra Científica - Reciclando Atitudes

Autora: professora Cristina Aparecida do Carmo Bauchrowitz, 5º ano

A turma do 5º ano vem desenvolvendo este ano de 2019 um projeto sobre reciclagem. Esse projeto tem como objetivo não só reciclar materiais, mas reciclar atitudes. Dentro deste propósito realizamos várias atividades de pesquisa, estudos e trabalhos já postados.

Iniciamos no primeiro trimestre um trabalho de conscientização ambiental com foco na reciclagem do EPS/ Isopor®, os alunos participaram de palestras, realizaram pesquisas sobre a reciclagem e composição do EPS, escreveram paródias sobre o conteúdo pesquisado, prepararam e apresentaram para todas as turmas da escola o resultado de seus estudos e pesquisas; fazendo assim a campanha de conscientização ambiental motivando a coleta de materiais que podem e devem ser reciclados. 

Entre esses materiais está o EPS, o óleo de cozinha, canudinhos, embalagens de leite e suco, lacres, pilhas, baterias e muitos outros.

Trazer essa realidade para dentro da sala de aula torna a aprendizagem significativa, constrói responsabilidade e conhecimento com a consciência de que devemos transmitir o saber construído. Assim esses saberes adquiridos com estudos e trabalhos foram apresentados na Mostra Cientifica da nossa escola na última sexta-feira de setembro, dia 27, a Mostra reuniu familiares e estudantes que assistiram os alunos num ambiente caracterizado de acordo com uma cooperativa de coleta e reciclagem de material. 

Em nossa sala apresentamos os coletores corretos, a forma certa de separar e armazenar os materiais para evitar acidentes e situações desagradáveis para quem trabalha com reciclagem.

A “vida” do nosso planeta está em perigo e é com certeza nossa responsabilidade proporcionar as crianças momentos de reflexão sobre o compromisso do homem com cuidado e preservação da nossa “casa comum” - Planeta Terra

.

Autores: alunos do 5º ano

Bom dia!
                                                SEJAM BEM VINDOS!
Nós da turma do 5ºano estamos aqui para mostrar a vocês o quanto é importante separar o “lixo” corretamente.

Devemos colocar o lixo na lixeira certa de acordo com a cor de cada material reciclável ou orgânico. (Mostrar o cartaz sobre as cores)

Fizemos na nossa sala de aula uma representação de como as pessoas trabalham lá na cooperativa de reciclagem.

Temos uma esteira que é por onde o lixo passa e os trabalhadores separam por tipos de materiais como plástico, metal, papel, vidro e outros. Os materiais orgânicos que nem deveriam estar ali são jogados em sacos e vão para a compostagem. Depois de separado os materiais vão a uma prensa muito pesada formando um fardo que é amarrado e vendido para reciclagem.

Lá na cooperativa é necessário usar equipamentos de segurança e proteção como: óculos, luvas, máscaras e botas. Porém nem todos esses equipamentos são usados devido ao alto custo.

A maioria das pessoas que trabalham lá se corta com vidro e outros materiais perigosos. Por isso é de extrema importância que antes de descartarmos estes materiais os coloquemos em recipientes adequados como caixa de leite, garrafa pet e colocar o aviso “PERIGO”.

Precisamos com urgência pensar no outro e nos que virão depois de nós e cuidarmos melhor uns dos outros e do mundo maravilhoso que Deus criou pra nós.

Aproveitem a nossa Mostra Cientifica ouvindo e vendo o que preparamos pra vocês.

.

Canudinhos

Os canudinhos são muito usados pelos seres humanos e são de vários tipos, modelos formas, cores etc.

Apesar de ter uma vida útil de dez minutos, o tempo que se gasta para tomar um refrigerante/suco, ele demora 500 anos para se decompor na natureza. A luta contra o uso do canudinho ganhou força em 2015, depois que o vídeo de uma tartaruga viralizou na internet. Ela tinha um canudinho entalado em suas narinas.

Fizemos uma pesquisa sobre a quantidade de canudinhos descartados por nós no lanche diariamente. (Mostrar o gráfico).

Precisamos repensar nossas atitudes e mudar. Estamos sujando e destruindo nossa própria casa. 

Podemos reciclar os canudinhos, pois eles depois de derretidos são usados para fazer brinquedos, capas de caderno, escovas de cabelo, enfeites...

Também tem a solução em usar canudos não poluentes e não descartáveis como os plásticos. Existem canudos: comestíveis, ferro, bambu, silicone...

.
Vidro 
O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchinhas do mar) se combinaram através da ação da alta temperatura.

Reciclagem de vidro
Os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza por cerca de dez anos.

Por isso o descarte desses materiais em locais inapropriado pode ser muito prejudicial ao meio ambiente.
O melhor a se fazer é reciclar os materiais feitos de vidro.

Confira algumas vantagens na reciclagem do vidro:

Diminuição do volume de lixo nos aterros;
Reaproveitamento do vidro em 100%;
Para cada tonelada de vidro reciclado, economiza cerca de 70% no custo; 
Para cada tonelada de vidro reciclado, economiza-se 1,2 toneladas de matéria-prima;
Reciclagem de vidro é o processo industrial de derretimento de resíduos de vidro (garrafas, copos, potes, janelas, etc.) misturados com matéria-prima nova.

Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinita vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto.

A maioria das garrafas de vidro é composta aproximadamente de 60% de vidro reciclado podendo chegar até a 90%. Assim reciclar o vidro poupa uma boa parte dos recursos naturais utilizado na sua fabricação e consome menos energia.

O vidro é muito bem aplicado para embalagens retornáveis. Neste caso a embalagem apenas sofre um processo de esterilização e pode ser utilizada novamente, como é feito com os cascos retornáveis de bebidas.

O uso de embalagens retornáveis reduz a necessidade de fabricação de novas embalagens, e consequentemente resulta em economia na extração de matéria-prima, nos gastos da fabricação e na emissão de poluentes proveniente do processo industrial.

No processo de reciclagem, o vidro comum funde a uma temperatura entre 1000oc e 1200oc, enquanto que a temperatura de fusão da fabricação do vidro, a partir dos minérios, ocorre entre 1500oC e 1600oC. Isso reflete em economia de energia e água, maior durabilidade dos fornos e ainda reduz a extração, beneficiamento e transporte dos minérios, diminuindo ainda mais os gastos energéticos e de materiais.

A reciclagem do vidro começa na separação que você pode ajudar.

No processo de reciclagem os produtos devem ser separados por tipo e cores. Por exemplo, as embalagens de geleia e os copos comuns não devem ser misturados aos vidros de janela. As cores mais comuns são o âmbar (garrafas de cerveja e produtos químicos), o translúcido ou “branco” (compotas), verde (refrigerantes) e azul (vinho).

Após a separação o vidro usado retorna às vidrarias, onde é lavado, triturado e os cacos são misturados com mais areia, calcário, sódio e outros minerais, fundidos em alta temperatura e moldados.
Então reciclar vale a pena?

Contamos com você!

Ah! Não esqueça os cuidados ao descartar vidros quebrados:

Colocar em caixas de leite ou de papelão, também se pode cortar uma garrafa pet ao meio colocar os cacos e passar uma fita adesiva. Muito importante é identificar escrevendo “VIDRO QUEBRADO/CUIDADO CACOS” e assim proteger quem vai manusear esses materiais.

.
Pilhas e baterias
Bom dia!
Eu sou .......
Como vocês podem ver nos cartazes, eles falam da reciclagem das pilhas e baterias.

Quem nunca usou ou nunca precisou descartar uma pilha ou uma bateria?

A diferença entre elas é que, enquanto as pilhas são unitárias, as baterias são formadas por varias pilhas e o formato depende da utilização necessária. 

Muito utilizadas no dia a dia, pilhas e baterias estão nos aparelhos celulares, notebooks, aparelhos de surdez, relógios, controles remotos e de videogame, câmeras fotográficas e por aí vai. Esses utensílios oferecem muita praticidade no dia a dia, o problema surge hora de descartar. E até as recarregáveis um dia precisam ser descartadas.

                       Não descarte suas pilhas no lixo de casa!

As pilhas e baterias não podem ser jogadas no solo porque danificam o ambiente.

Pilhas e baterias devem ser jogadas no coletor de reciclagem, pois sendo jogadas no solo é a mesma coisa que cometer suicídio. Porque vai contaminar os lençóis freáticos com seus componentes e esses causam danos muitas vezes irreparáveis para os seres vivos.

Vejamos então alguns:

Mercúrio: Ele se deposita no cérebro causando dor de cabeça, irritabilidade, insônia, tremores, gosto metálico na boca, sangramento oral, gastrite, fraqueza, problema de memória, problemas renais e nos casos mais graves a morte.

Cádmio: Pode causar hiperatividade, náuseas, cólicas abdominais, diarreia, perda dos dentes, dores articulares e enfisema pulmonar.

Chumbo: Causa cefaleia, tremor muscular, alucinações, perda de memória e de concentração.

Reciclagem
A legislação brasileira (Art.33 da Politica Nacional de Resíduos Sólidos) obriga empresa fabricante coletar e dar destino reverso a seus produtos (pilhas e baterias).

Mas fazer as pilhas e baterias retornarem ao processo de produção também é responsabilidade do consumidor/nós. 

O primeiro passo para que essas pilhas e baterias passem pelo processo de reciclagem é embalá-las corretamente,  basta usar um plástico resistente, que as proteja de umidade e evite vazamento (potes, vidro, sacolas). Assim que a recicladora recebe o carregamento, as pilhas e baterias passam pelos seguintes processos:

Triagem: são separadas por tipo e marca;
Trituração: a capa das pilhas e baterias é removida, assim as substâncias do interior podem ser tratadas.
Processo químico: as pilhas e baterias são submetidas a um processo de reação química em que são recuperados sais e óxidos metálicos que serão utilizados como matéria-prima em processos industriais na forma de corantes e pigmentos.

Processo térmico: as pilhas e baterias são inseridas num forno industrial em alta temperatura para ocorrer a separação de metais que pode ser reutilizado como matéria-prima na confecção de novas pilhas e baterias.
A reciclagem consegue recuperar quase 100% do material. 

Então vamos reciclar!

Na nossa escola fazemos a coleta de pilhas e baterias.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Doce exploração!

Sacola alfabetaria