“O nosso papel (atitudes) em relação ao PAPEL”

Autora: professora Jessica Rodrigues de Oliveira, 7º ano, Matemática 

Durante este ano os alunos do 7° ano da Escola Evangélica de Carambeí, realizaram um projeto, que foi apresentado na mostra científica da Escola Evangélica de Carambeí, com o tema “O nosso papel (atitudes) em relação ao PAPEL”.  

Os alunos desenvolveram várias atividades que serão brevemente descritas abaixo: 

Inicialmente os alunos realizaram pesquisas sobre reciclagem e reutilização do papel onde puderam perceber que o Brasil é um grande produtor de papel e destaca-se mundialmente por produzir e abastecer os mercados com expressivos volumes de papel de embalagem, papeis de imprimir, escrever e papel/cartão. Nos últimos dez anos, o país aumentou sua produção em 34,7%, com crescimento médio de 3% ao ano, acompanhado as mudanças econômicas do Brasil.  

A reciclagem do papel é tão importante quanto sua fabricação. A matéria prima para a fabricação do papel já está escassa, mesmo com políticas de reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral.  

Diante disso, o projeto se remeteu em trabalhar e pesquisar a questão da conscientização na redução do uso do papel em sala de aula, além do reaproveitamento e reciclagem do papel.   

Os alunos fizeram uma saída de campo, onde foram na Cooperativa ambiental de Carambeí (COOPAM), onde puderam conhecer como é feita a separação de materiais recicláveis e assim desenvolver e aprimorar a consciência ecológica. Enquanto cidadãos, eles tiveram a responsabilidade de divulgar, durante a mostra científica o que aprenderam e viram na cooperativa, como por exemplo, a separação correta do lixo e os impactos que isso gera.   

Os alunos também participaram de oficinas em que puderam reutilizar materiais como o jornal e livros, confeccionando um lápis feito com jornal e um banco (assento) confeccionado com livros que não seriam mais utilizados.  

Outra parte do projeto foi a plantação de mudas de árvores na escola (com mudas cedidas pela UEPG), e em uma fazenda da cidade de Carambeí, onde o intuito foi a conscientização dos alunos para o reflorestamento, pois o tema do projeto é o papel e árvore é uma das principais fontes deste material.  

Os alunos participaram como colaboradores do Projeto Brasil sem frestas PG, onde tiveram uma conversa com as coordenadoras do projeto, para entender melhor como funciona e depois arrecadaram caixas de leite (embalagem Tetra Pak), para fazer o revestimento em casas carentes, no total conseguiram arrecadar mais de 1000 caixinhas.  

Ao fim de todo o desenvolvimento os alunos apresentaram na Mostra Científica as pesquisas e trabalhos realizados, onde mostraram ter domínio do que foi estudado, pesquisado, trabalhado e discutido, conscientizando assim, a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Doce exploração!

Sacola alfabetaria