Hora da receita: cozinhar é aprender!!

Autora: professora Morgana Harms Ruth, Infantil V

Uma das maneiras mais efetivas de diversificar e estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico é por meio de atividades significativas, como por exemplo, as que envolvem as aulas de culinária. Afinal, quando saímos da sala de aula e levamos os alunos para ambientes diferentes, como a cozinha, é possível aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades. 

Essa aula no infantil 5 da Escola Evangélica de Carambeí, com a professora Morgana, ajudou no aprendizado da letra B, fazendo um delicioso bolo. Mas, pode-se perceber que foi além de um objetivo. Por meio de uma aula prática com receitas e identificação de alimentos, é possível estimular a leitura de instruções e rótulos, o crescimento do vocabulário, entre outros. Da mesma forma, a aula de culinária também ajuda com o raciocínio matemático, por meio da soma de ingredientes, conhecimento sobre medidas, contagem de tempo e temperatura.

Juntamente engloba o desenvolvimento da coordenação motora fina. Como os alunos estão colocando a “mão na massa”, é uma forma de desenvolver sua coordenação motora.

A memória na execução de receitas é essencial, já que ela envolve uma sequência de ingredientes e de ações que devem ser coordenadas em busca de um resultado comum.

O mesmo ocorre em relação à paciência no preparo de alimentos. Em geral, os resultados não são imediatos e exigem tempo de cozimento ou refrigeração. Há também o desenvolvimento da concentração, que demandam atenção e foco para acertar medidas, formas de preparo e execução de instruções. Realmente, aulas que envolvem a culinária são uma excelente receita de aprendizagem! Hummm...























































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