40 ANOS DE HISTÓRIA

Autora: professora Jocieli Aparecida Silva, 2º ano matutino matutino

O ano de 2019 está sendo muito especial para todos nós da escola Evangélica de Carambeí, pois nesse ano comemoramos os 40 anos da nossa escola. Quarenta anos transformando vida pela educação!
 Os alunos do 2° ano foram convidados a estudar a história da escola e puderam refletir ainda mais sobre sua importância. Desde o primeiro trimestre, identificaram diferentes ambientes, os profissionais que trabalham na escola e toda sua organização.

Também pesquisaram sobre a história das escolas no Brasil desde a chegada dos jesuítas até os dias atuais. Perceberam as grandes mudanças que foram ocorrendo ao longo dos anos, na estrutura, na compreensão sobre o processo de escolarização,  materiais e no uso das tecnologias. 

Com tantas descobertas decidiram expor na Mostra Científica a história da Escola Evangélica de Carambeí, nesses 40 anos de fundação. Além do estudo de diversos documentos, fizeram pesquisas com os pais sobre a escola, coletaram fotos das turmas que aqui estudaram, descobriram quais professoras deram aula no 2° ano (primeira série – na antiga nomenclatura) e tiveram acesso ao álbum de fotos da escola, onde vários alunos identificaram familiares.

Também tiveram a oportunidade de entrevistar o Sr. Hendrik Sijpkes, primeiro diretor da escola, que lhes contou como nossa escola foi fundada, como eram as salas de aula, uniformes, de como aconteciam às aulas e até algumas histórias engraçadas dos alunos daquela época. 

Depois dessa conversa, continuaram a pesquisar e encontraram alguns objetos antigos que não conheciam, como um antigo toca fitas e um mimeógrafo. O mais legal é que estavam em perfeitas condições e puderam ver como esses aparelhos funcionam, aprendendo a manuseá-los. 

Saber sobre nossa história foi muito empolgante e mais empolgante foi compartilhar tudo na Mostra Científica. Todos os alunos estudaram e se dedicaram nos preparativos, ajudando as professoras a organizar a sala para o evento. Emprestaram alguns móveis do Parque Histórico de Carambeí, que gentilmente os atendeu. Expuseram também uniformes antigos, fotos e documentos.  Homenagear a escola contanto sua história foi um gesto muito especial e com certeza abrilhantou nossa Mostra Científica!







































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria