Aulas de Matemática – “Somamos jogos e desafios para diminuir dificuldades, multiplicar aprendizagens e dividir conhecimentos!”.

Autora: professora Ana Patrícia S. Rosa, Matemática 1º ao 5º ano

O raciocínio-lógico é inerente à mente humana, no entanto, para que se desenvolva, precisa ser estimulado. A lógica fundamenta todo o raciocínio, não só o matemático. Sabendo dessa importância, nós da Escola Evangélica de Carambeí oportunizamos na disciplina de Matemática, aulas que possibilitam ao aluno pensar e ir a busca de diferentes alternativas para solucionar situações-problema de forma autônoma, permitindo que construa sua própria linha de raciocínio. A constatação de que é capaz de descobrir e solucionar, é altamente estimuladora, auxiliando na construção e solidificação da aprendizagem.  

Em nossa rotina escolar, priorizamos inúmeras atividades concretas, com materiais diversificados, oportunizando experiências, questionamentos, comparações e descobertas fundamentais para o desenvolvimento em cada fase da escolarização, e nesse caso, principalmente, no Ensino Fundamental, levando o aluno a perceber a importância da compreensão matemática. Trabalhamos constantemente para o desenvolvimento do raciocínio lógico concreto, base para aprendizagem posterior, oferecendo a oportunidade de desenvolver sua estrutura lógica, da forma mais ampla possível, para que tenha muito mais facilidade em articular os conteúdos pedagógicos que lhe forem apresentados, passando a ser agende da sua aprendizagem.  Durante as aulas de Matemática também é perceptível o desenvolvimento das habilidades sócioemocionais, já que ao participar dos jogos e desafios precisam respeitar regras, trabalhar em equipe e aprender a lidar com frustrações sempre em busca de soluções e resultados para atingir o objetivo proposto. 

Cabe mencionar ainda que o momento do jogo é o mais esperado por todas as turmas. Essa forma de apresentar a Matemática facilita a compreensão e os resultados são visíveis e rápidos, visto que as aulas tornam-se prazerosas e com um tempo maior de atenção e concentração dos alunos aos conteúdos apresentados. Jogar, criar, descobrir, solucionar e interagir para aprender matemática, isso realmente faz a diferença! Seguem alguns registros desses momentos. 
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria