Tempo

 Texto da professora Kenia de Souza Freitas Sgarbieiro (4º ano)

Tempo é um conceito complexo, difícil de ser compreendido dessa forma busquei desenvolver essa atividade, a construção de um relógio solar. Compreender uma das diversas formas que usamos para medir o tempo ajuda na construção do sentido do tempo e as questões que ele envolve e são relevantes para o ensino de História como passado, presente, futuro, simultaneidade, anterioridade e posterioridade.

Abordei o assunto previamente em sala de aula, montamos um relógio solar e finalizamos a atividade novamente em sala. É importante destacar que nessa idade por mais que os alunos ainda não consigam diferenciar Tempo Histórico de Tempo Cronológico eles desenvolvam noções de percepção a respeito do tempo. 



É importante que como entendam que o tempo é estabelecido pela sociedade e que suas concepções e formas de estruturação variam de acordo com a comunidade em que está sendo concebido. Quando propus a criação do relógio solar fiz com que as crianças o contextualizassem historicamente, referenciando as primeiras culturas que fizeram o uso dele e compreendendo as consequências que essa invenção trouxe para nossa sociedade, fazendo com que criássemos outros relógios a partir do solar.


As crianças se deleitaram. Fizeram o relógio, empenharam-se e no fim só que queriam ficar na área externa da escola para ver a passagem do tempo através do instrumento de contagem do tempo feito por eles mesmos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

40 ANOS DE HISTÓRIA

Brincar para aprender

Aula Campo de Ciências sobre Plantas