Ensino Integral

Autora: professora Lidia Moises Murr, 1º ao 4º ano

A estrutura de classe mista que utilizamos no contra turno do Ensino Fundamental da Escola Evangélica de Carambeí, assegura aos nossos alunos uma atmosfera de aprendizado cooperativo, trabalho em equipe, incentivo à interação social e ao desenvolvimento emocional. Proporcionando uma observação clara e contínua das espeficidades competentes a cada etapa do desenvolvimento.

Desenvolver uma boa interação entre os alunos é essencial para a construção de aprendizagens significativas. Destacamos que o objetivo primordial de nossa rotina é  manter um ambiente tranquilo e coletivo. Compostas de situações que estimulam a interação permanente entre todos e a resolução de conflitos através do diálogo, as atividades que proporcionamos aos alunos do Integral têm se mostrado muito efetivas.

Percebo que os alunos trocam experiências e estabelecem ligações entre os conteúdos, ao realizarem as tarefas do ensino regular com maior autonomia. Quando surgem assuntos de interesse mútuo na roda de conversa, cada um contribui com o seu conhecimento dentro de suas possibilidades.

Não raro, observo um cuidado da parte dos alunos maiores, que percebem que os menores são diferentes deles e têm algumas limitações que precisam ser respeitada, desenvolvendo empatia e compaixão pelos outros. 

No caso dos menores, ao notarem coisas que os mais velhos conseguem fazer se sentem motivados a adquirir tal aprendizado. Isso acontece nas atividades físicas, na caligrafia e no raciocínio lógico, por exemplo.
   
Agindo como protagonistas de suas experiências, os alunos do ensino integral não só aprendem, mas desenvolvem valores sociais como o respeito, a compreensão, a solidariedade, o saber ouvir e a empatia. O trabalho em equipe e o saber conviver são habilidades fundamentais para o mundo de hoje, dentro e fora da escola. As atividades em grupo permitem ao estudante entender, acolher e respeitar o ponto de vista do outro. 














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Doce exploração!

40 ANOS DE HISTÓRIA