Brincar para aprender

Autora: professora Jocieli Aparecida Silva, 2º ano matutino

Utilizar uma linguagem que a criança realmente compreende e se envolve é essencial na fase da alfabetização. E é exatamente por isso que os jogos e brincadeiras fazem parte da rotina da nossa turma. Durante esses momentos, o aluno realiza desafios, lida com a frustração, melhora a oralidade, aprende a esperar e constrói o conhecimento.

Para trabalhar o conceito de plural e singular, o segundo ano matutino realizou uma variação do jogo “Quem sou?”.  Como na regra comum do jogo, as crianças precisavam descobrir qual palavra estava colada em sua cabeça, elaborando perguntas que só podiam ser respondidas com “sim” ou “não”. Em seguida, deveriam descobrir qual o colega tinha a palavra no plural ou singular que correspondia com a que possuía. 

Esse momento de brincadeira possibilitou o trabalho com regras, o estudo do conteúdo, a atenção, a formulação de perguntas, além do respeito com os colegas durante a realização do jogo.

Investir em jogos e brincadeiras, melhora o desenvolvimento da linguagem, estimula o raciocínio e a concentração, facilitando a aprendizagem, por esse motivo nós do segundo amamos aprender brincando!





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria