Dentes

Autora: professora Jocieli Aparecida Silva, 1º ano vespertino

- Meu dente caiu! E agora?
- O meu também! Eu vou ficar banguela? 
- E o meu está mole! Vai cair?
- O meu não vai cair! Não quero! Não vai cair, né?

Quantas dúvidas! E esses não foram os únicos questionamentos acerca desse assunto, ainda mais em uma turma curiosa como essa! O primeiro ano do Ensino Fundamental é mesmo muito especial é não apenas pelas descobertas da alfabetização e letramento, mas por toda característica dessa fase, como por exemplo a que nossas turmas estão vivenciando que a troca dos dentes. E de modo particular, com essa turma, esse assunto foi bem mais intenso, pois algumas crianças demonstraram muitas dúvidas e até o medo de ficar “banguelas”, ao ver os dentes dos colegas caindo.

Eram muitas perguntas a serem respondidas e por esse motivo decidimos chamar uma dentista para explicar o que estava acontecendo, por que os dentes estavam caindo e, o mais importante, se nasceria novos dentes ou não! Uma situação muito grave! Precisávamos resolver logo e não bastava apenas a explicação da professora, precisávamos de uma especialista! 

A doutora Michelle Ribas Bumiller, dentista aqui em Carambeí, aceitou prontamente o convite e veio até nossa Escola para conversar com as turmas. Ela falou sobre a higiene bucal correta, o cuidado com os objetos que colocam na boca e explicou que os dentes das crianças caem porque elas estão crescendo, e precisarão de dentes maiores e mais fortes para ajudar na alimentação.

A dentista mostrou que quando bebê não temos dentes, e ao nascer os dentes são pequenos para que caibam na boca que também é pequena.  Orientou sobre o cuidado com os dentes permanentes, e avisou que se esses vierem a cair, aí sim irão ficar banguelas.

Nessa conversa, as crianças também descobriram que irão ganhar mais dentes. A doutora Michelle aproveitou para demonstrar a maneira correta da escovação, depois presenteou cada criança com um saquinho para guardar os dentes que estão caindo. Foi uma aula muito importante e esclarecedora. Agradecemos imensamente a doutora Michelle pelo tempo disponibilizado com tanto carinho e atenção! E que alívio foi para todos descobrir ou reafirmar que não ficarão com “janelinhas” para sempre! 

Como forma de registrar tudo o que aprenderam, os alunos ainda escreveram frases sobre o cuidado correto com os dentes e identificaram produtos usados na higiene realizando um bingo. 













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria