Reciclando atitudes 2

Autora: professora Cristina Aparecida do Carmo Bauchrowitz, 5º ano

A turma do 5º ano está desenvolvendo um projeto sobre reciclagem. Esse projeto tem como objetivo não só reciclar materiais, mas reciclar atitudes. Dentro deste propósito realizamos várias atividades de pesquisa e estudos já postados.
Nesta sexta-feira, seis de setembro de dois mil e dezenove, véspera do dia da Pátria; tornou-se um dia propicio para divulgar mais uma atividade do projeto da turma do 5 º ano da Escola Evangélica de Carambeí. Projeto esse que visa a conscientização dos alunos e consequentemente de suas famílias sobre a responsabilidade de cada um em cuidar do nosso planeta.

Com algumas parcerias conseguimos para nossa escola um coletor de óleo usado. Então precisávamos divulgar e orientar a todos da escola, solicitando assim uma valiosa colaboração: trazer óleo usado para a escola. 

Para melhor orientar, os alunos do 5º ano pesquisaram, se prepararam e partilharam com os colegas das outras turmas a forma correta de armazenar o óleo usado e trazer para o coletor da escola.

A coleta do óleo realizada em nossa escola beneficia: os alunos, o meio ambiente, as pessoas que ao reciclar o óleo transformando-o em novos produtos como sabão obtêm uma renda e também a nossa escola que recebe de brindes produtos como sabão líquido e em pasta.

Os alunos fizeram alguns registros das apresentações em textos, vídeo e fotos.

Anotações dos alunos
"Você sabia que podemos reciclar o óleo? Nós podemos. Transformando em sabão! Como vocês viram no saguão temos um coletor de óleo e é só você trazer o óleo em uma garrafa pet de preferência e colocar lá.

Para não prejudicar a natureza as pessoas não podem apenas jogar na pia e no solo, pois contamina os lençóis freáticos.

Então coloque em uma garrafa e traga para o coletor."
Aluna: Thaeny Correia Castorino

"Nós somos do 5º ano e viemos falar sobre a coleta do óleo usado.

Vocês viram que temos um coletor de óleo usado aqui no saguão da nossa escola?

É para colocarmos o óleo lá! Este precisa estar em algum recipiente como garrafa pet ou potes de plástico para evitar acidentes com outros materiais como vidro.

Se você usar o mesmo óleo pode ter problemas de saúde como colesterol e outras doenças. Também não é adequado jogar óleo na pia ou no solo, pois contamina a água.

Aprendi que com este óleo dá para fazer sabão e ração para animais."
Aluno: Jan Los Godinho

"O óleo usado pode ser transformado em sabão liquido, em pasta e em barra. Podemos ajudar o meio ambiente colocando o óleo em garrafa pet e não jogando na pia ou no jardim. A maioria das pessoas coloca o óleo usado na pia quando lavam a louça, mas essa atitude não faz bem ao meio ambiente.

Se nós começarmos em nossas casas a darmos um destino certo ao óleo usado colocando em uma garrafa e trazendo ao coletor mais perto estaremos ajudando o meio ambiente e às pessoas que dependem disso para viver.

Então vamos cuidar da natureza! Reciclando o óleo!"
Aluna: Maria Helena Nogueira de Freitas






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Sacola alfabetaria

Visita ao Zoológico