Orientação. As pessoas precisam saber onde estão!

Texto da professora Cristina Aparecida do Carmo Bauchrowitz (5º ano).

Estamos sempre marcando os lugares, nossa casa, nossa escola, a direita, a esquerda, perto de ... longe de... ao lado de...

Os seres humanos sempre tiveram a necessidade de se orientar e se localizar. Baseavam-se em pontos de referência para não se perderem. Com o tempo ao observarem os astros e suas posições em relação ao nosso planeta descobriram meios mais precisos.

O 5º ano da Escola Evangélica de Carambeí está descobrindo como se orientar e chegar ao local certo sem o uso de tecnologias como o GPS. 

Ao observarem a posição do sol no pátio da nossa escola localizaram os pontos cardeais, elaboraram mapas de caça ao tesouro dentro da sala de aula e com os olhos vendados ouviam os comandos dos colegas quanto a direção a seguir (ao norte, ao leste, à sua esquerda..). Com essas atividades concluíram a importância de conhecer os pontos cardeais e a partir deles os pontos colaterais. Assim construímos uma rosa dos ventos com os próprios alunos para depois registrar no papel.

Na Escola Evangélica de Carambeí os alunos constroem o conhecimento a partir das atividades proposta pelos professores, pois cada vez mais o ato de ensinar assume um caráter participativo, em que a interação entre professores e alunos propicia condições para que todos desenvolvam seu potencial de aprendizagem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

40 ANOS DE HISTÓRIA

“O nosso papel (atitudes) em relação ao PAPEL”

Mostra Científica