O Ar

Autora: professora Cristina Aparecida do Carmo Bauchrowitz, 5º ano

A aula de Ciências tem proporcionado muitas descobertas significativas para a turma do 5º ano. Estamos estudando sobre o “AR” sua composição e propriedades.
Os alunos pesquisaram, leram, realizaram atividades escritas e algumas experiências práticas para comprovar a existência do ar e a sua importância; importância essa, inclusive para o processo de combustão que é a queima de combustível. Para comprovar que o fogo/ combustão necessita do oxigênio para acontecer, os alunos precisaram apenas de um copo, uma vela e a ajuda da professora para acender a vela, pois fogo na mão de criança não é aconselhável. E claro, que tudo foi registrado pelas câmeras do aluno João Vitor Verschoor Dykstra e do Felipe Van Westering que se empenharam em focar os colegas.

Na mesma aula também comprovaram que o “AR OCUPA LUGAR”. A turma se organizou com alguns objetos simples como garrafa PET, balão de aniversário e um clips aquecido para perfurar a garrafa PET. E nesse momento a professora entra em ação novamente para evitar possíveis acidentes. 

Nosso “câmera” João Vitor Verschoor Dykstra registrou tudo.

Após as experiências os alunos relataram os resultados no caderno sistematizando assim sua aprendizagem.

Nossa escola proporciona oportunidades de crescimento integral aos nossos alunos, pois ao realizar atividades significativas sobre os conteúdos estudados os alunos relacionam teoria e prática com seu cotidiano e contextualizam o conhecimento.

Relato de alguns alunos:

Experiência I:

O fogo precisa de oxigênio

Olá! Hoje eu e meus amigos fizemos uma experiência comprovando que o fogo precisa de ar (oxigênio) para ficar aceso. Acendemos uma vela e colocamos um copo em cima da vela acesa. A vela se apagou. Você deve estar pensando: “Como a vela apagou, se copo esta com ar?” Isso acontece, pois o fogo consome o ar rapidamente, como acabou o ar dentro do copo, não se pode ter fogo. Portanto o fogo precisa de ar para ficar aceso.
- Gustavo Pinheiro Pedroso

O ar precisa de oxigênio

Somos alunos do 5º ano e fizemos uma experiência. Acendemos uma vela e depois colocamos um copo em cima. Fazendo isso comprovamos que o fogo precisa de ar. Pois a vela apagou.
- Erika Gregianin

Experiência II:

O ar ocupa lugar

Hoje nós realizamos uma experiência para comprovar que o ar ocupa lugar. Nós pegamos uma garrafa PET e colocamos um balão de aniversário dentro segurando na boca. Tentamos encher o balão, mas não conseguimos porque no ar estava ocupando espaço na garrafa.

Depois fizemos furos na garrafa e conseguimos encher o balão porque não tinha mais ar na garrafa. O ar havia saído pelos furos.
- Heitor Alexandre 

O ar ocupa lugar

Hoje comprovamos que o ar ocupa espaço, pois quando colocamos um balão dentro de uma garrafa sem NENHUM furo e sopramos o balão não encheu. Depois fizemos furos na garrafa e o balão encheu.
- Thaeny Correia Castorino

O ar ocupa lugar

Bom dia, somos alunos do 5º ano e vamos fazer outra experiência.

Primeiro vamos pegar uma garrafa e um balão. Colocar o balão dentro da garrafa e a nossa amiga vai tentar encher o balão. Fizemos, mas ela não conseguiu. Então a professora vai fazer um furo na garrafa e outra amiga vai tentar encher. Assim foi feito e provamos que o ar ocupa lugar, pois ela conseguiu. Como? O ar saiu! (pelo furo da garrafa).
- Erika Gregianin


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Sacola alfabetaria

Doce exploração!