A importância de preservar fontes históricas

Autora: professora Andréia Regina Sieni, terceiros anos matutino e vespertino

Considerando a imensa diversidade cultural existente em nosso país, é fundamental que conheçamos um pouco mais sobre história dos nossos antepassados. Sabemos que a história não mora apenas nas páginas de um livro, mas está inserida muitas vezes, de forma imperceptível no nosso dia a dia, guardando detalhes e significados peculiares, associados à nossa memória e ao afeto de modo particular.

Para isso, os alunos dos 3º anos Matutino e Vespertino foram desafiados a coletar informações e materiais que pudessem contar fatos sobre a história do município onde residem. A proposta de trabalho sugeriu aos alunos que resgatassem juntos aos seus familiares, fotos e objetos que remetessem à história de seu município “Carambeí”. Os alunos puderam associar a este trabalho a troca de conhecimento e obtenção de informações com indivíduos de idades variadas. 

Isso implicou em uma experienciação, uma oportunidade para compreender a sua própria identidade, preservando a tradição daqueles que contribuíram para a construção da nossa história. O trabalho proporcionou aos alunos a análise e observação das transformações ocorridas ao longo dos anos, dessa forma, puderam relacionar fatos ampliando a história em seu contexto atual.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria