Estações

Autora: professora Silene Barbosa, quartos anos matutino e vespertino

A interdisciplinaridade é fundamental para tornar mais significativa à aprendizagem e acontece a todo o momento. Ao introduzir um assunto de Ciências e Geografia, por exemplo, como as estações do ano e suas mudanças, os alunos começam a elaborar diversos porquês e ao buscar respostas, os assuntos se intercalam e abre um mundo de possibilidades para descobertas.

Durante essa aula sobre as estações do ano conduzi os alunos ao campo da escola para coletar as folhas das árvores que caíram ao chão, reforçando uma das características dessa estação, pois no outono é tempo de renovar as folhas, elas secam e caem para que tudo volte a florescer depois.  Aproveitando para também refletir como essas mudanças acontecem e a importância de cada uma delas.  Outro ponto importantíssimo a ser mencionada é que com atividades onde se oportuniza o contato a natureza, ou seja observando, refletindo e criando a partir da natureza fortalece o vínculo e a responsabilidade com a preservação do meio ambiente.

Os alunos do 4º ano (matutino e vespertino), curiosos como são, ao manusear as folhas, puderam observar que elas possuem desenhos e formas diferentes e com muito entusiasmo unindo algumas dessas folhas formaram desenhos de diversos animais; como borboletas, tartarugas, peixes, paisagens, sereias, entre outros. Levamos as folhas até a sala para que pudessem continuar a montar suas obras de arte por meio da colagem. Essa experiência foi bastante enriquecedora, pois puderam soltar a imaginação e aperfeiçoar a criatividade realizando atividades diferenciadas.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Sacola alfabetaria

Visita ao Zoológico