Experiência
Autora: professora Lídia Moises Murr, turma integral
As contribuições das aulas experimentais para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos são inestimáveis. Visando aprender conceitos relativos a eletricidade estática, os alunos do Integral da Escola Evangélica de Carambeí, realizaram um experimento muito divertido.
Usamos um balão, que foi friccionado a um novelo de lã. Quando esfregamos o balão na lã, ele rouba alguns elétrons, e fica negativamente carregado. Esse desequilíbrio de carga elétrica é a energia estática. Usamos o atrito para forma-lá. Quando o balão energizado negativamente é colocado junto do papel, que está neutro, ele atrai as cargas positivas e por isso ficam grudados.
Esses momentos de participação ativa, ampliam a compreensão de mundo das crianças. As experiências enquanto vinculadas a processos didáticos, contribuem para a construção de conceitos científicos básicos relacionados a muitas áreas do conhecimento. A constante exploração de atividades preparadas de acordo com a faixa etária da turma, permite confrontar os conhecimentos prévios e as situações reais observadas.
Tornando possível aos alunos a compreensão de fenômenos naturais de forma coerente e ainda, a descrição através da oralidade, de desenhos e da escrita. Validando as primeiras aproximações com o fazer científico, que será aprofundado ao longo da vida escolar. As aprendizagens proporcionadas às crianças usando esse método contribuem para o desenvolvimento intelectual, complementado o que eles aprendem no ensino regular.
Aplicando esse ensino no contexto em que as crianças vivem, elaboramos práticas de cidadania e preservação, incentivando as ações de responsabilidade social. A educação científica é imprecindível a quem, como a Escola Evangélica de Carambeí, busca construir uma sociedade democrática, produtiva, inovadora, humana e sustentável.
Comentários
Postar um comentário