BRINCAR FAZ PARTE DA HISTÓRIA

Autora: professora Jocieli Aparecida Silva, 2º ano matutino

Neste trimestre as crianças do 2° ano estudaram na disciplina de História sobre brincadeiras antigas. Esse trabalho envolveu não apenas a descrição das brincadeiras, mas a compreensão da importância desses brincadeiras na construção histórica. Outro ponto marcante dessa aprendizagem foi a experimentação e a pesquisa, já que uma das tarefas era aprender e ensinar uma brincadeira antiga.

Para desenvolver o tema, tiveram como tarefa inicial, pensar e representar através do desenho e da escrita algumas brincadeiras e/ou jogos de sua preferência, seguindo dois critérios: primeiro que as brincadeiras deveriam ser coletivas e segundo que não envolvessem jogos eletrônicos.

Após a apresentação das descobertas à turma, os alunos desenvolveram em dupla outra atividade: gravaram um tutorial para ensinar outras crianças as brincadeiras.

Compararam as brincadeiras, estudaram sobre a confecção de brinquedos artesanais e industrializados, identificaram brinquedos adequados para diversas idades, conhecendo o símbolo do INMETRO - que fiscaliza e classifica os brinquedos por faixa etária quanto a segurança.

Como todas as aprendizagens que construímos, esse conteúdo foi além das descobertas referentes a brincadeiras e brinquedos. Esse trabalho envolveu muito raciocínio lógico, organização, interpretação, memória, criatividade, imitação, imaginação, análise de fatos históricos, habilidades motoras, além de desenvolver a empatia e a importância de controlar os sentimentos relacionados a ganhar ou perder durante as brincadeiras, trabalhando de forma significativa as frustrações. Vamos brincar? Segue os vídeos com o tutorial criado e gravado pelos alunos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Sacola alfabetaria

Visita ao Zoológico