COMO EU VEJO A PRIMAVERA?

Autora: professora Jocieli Aparecida Silva, 2º ano

As crianças do segundo ano estão aprendendo um pouco mais sobre as estações do ano; conteúdo da disciplina de Ciências. Retomando as características de cada estação, puderam refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e os grandes problemas que muitas pessoas já estão enfrentando com as mudanças climáticas que estão acontecendo por conta do consumos exagerado e o desrespeito com a natureza. Perceberam a importância de cada estação para o equilíbrio do ecossistema e da responsabilidade que todos nós temos em manter a salvo os animais, plantas, insetos, que tanto contribuem para esse equilíbrio.
Após essa retomada e aproveitando a chegada da primavera, a professora desafiou os alunos a retratar por meio de fotos registradas pela câmera do celular, como eles percebem a primavera, colocando o seguinte tema: “Como eu vejo a primavera?”. 

Só que para ser realizada essa tarefa as fotos deveriam ser unicamente da autoria de cada criança, poderiam até solicitar ajuda de outra pessoa, mas registrar a imagem era trabalho somente dos alunos. 

Cada criança enviou sua foto em um grupo criado para essa finalidade. Em sala de aula puderam mostrar como viam a primavera, explicando porque escolheram determinados locais, plantas e até mesmo animais.
Ao serem estimulados a observar diferentes ambientes, os alunos puderam perceber as diferenças e semelhança de cada local, as espécies de plantas e insetos, a luminosidade dos ambientes, o clima daquele dia, e demais fatores que agregaram para o aprimoramento da atenção, percepção, interpretação, análise artística, entre outros. As fotos também foram utilizadas para comparar a primavera com as demais estações do ano, dando ainda mais significado ao estudo do tema.

Segue os registros de como nossa turma “vê” essa belíssima estação!













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Visita ao Zoológico

Sacola alfabetaria