Saída à campo

Autora: professora Silene Barbosa, quartos anos matutino e vespertino

Oportunidade, uma palavra que descreve bem as turmas do 4º ano matutino e vespertino da professora Silene. Sabe por quê? É muito fácil explicar, principalmente se prestar atenção no significado dessa palavra – Oportunidade: qualidade, caráter do que é oportuno, conveniente, benéfico, interesse, utilidade, circunstância oportuna. Nossos alunos sabem aproveitar cada momento para descobrir e aprender cada vez mais e não desperdiçam nenhuma oportunidade para relacionar o que aprendem na Escola com o que vivenciam no dia a dia. 

Desse modo, a saída de campo do 4º ano foi de grande relevância, pois tiveram a oportunidade de ir a Curitiba visitar dois importantes lugares. No período da manhã visitaram o Memorial de Segurança do Transporte, que é um espaço único no Brasil, onde reúne a história e a tecnologia dos meios de transporte. Os educandos puderam enriquecer seu conhecimento sobre a conscientização da importância de ter um bom comportamento ao conduzir um veículo e de ser passageiro em um deles. Lá participaram de simuladores de capotamento, e de crash-teste, onde sentiram a sensação do impacto de uma colisão leve. Tiveram a oportunidade de verificar como ficam os reflexos e a atenção de uma pessoa embriagada.  Andaram dentro de um ônibus biarticulado e suspenso no ar, com o piso de vidro para que vissem a engrenagem. 

Já após o almoço foram ao Museu Paranaense, considerado o terceiro museu mais antigo do Brasil. Esse fantástico local, conta toda a história da ocupação do território paranaense, com uma linha do tempo, que proporciona um conhecimento ampliado sobre grupos indígenas, comunidades afrodescendentes e populações caiçaras. Além disso, há materiais da ocupação espanhola no Paraná, afinal o Tratado de Tordesilhas, celebrado entre Portugal e Espanha em 1494, colocava o atual território paranaense, a oeste de Paranaguá, como sendo espanhol. Os alunos puderam observar uma maquete sobre as reduções jesuíticas que foram importantes para nosso estado. 

Grandes oportunidades, não é mesmo! Aprender na escola e depois ter a oportunidade de constatar fatos, vivenciar situações e enriquecer a aprendizagem é realmente uma excelente oportunidade para essa turma de pesquisadores!






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincar para aprender

Doce exploração!

Sacola alfabetaria